Sobre nós

A Artesã

 

Sabe quando você precisa de uma coisa e não encontra!? Então, eu procurava uma carteira que fosse do meu jeito, que coubesse o que eu mais precisava, pequena e básica mas com identidade, sabe?! Minha mãe tinha uma máquina de costura e alguns retalhos de tecidos, eu tinha a vontade e a necessidade. Uni tudo isso e fiz minha primeira carteira com caixinha de leite!
Aos poucos a descoberta do artesanato com caixinha de leite foi gerando um encantamento gigantesco em mim. Pegar um material comum, descartável, que demora 200 anos para se decompor e reutilizar para criar bolsas, carteiras, brincos - e o que mais eu tivesse em mente - é sensacional!
Claro que o caminho foi lento. Foram muitas pesquisas e testes, fazendo, refazendo, ouvindo críticas e elogios, trabalhando em conjunto com amigos e clientes para chegar na qualidade dos produtos que tenho hoje. Pensar a sustentabilidade é um processo diário, isso já fazia parte da minha vida antes, mas com a marca isso ficou mais forte, palpável. Cresci como artesã, como profissional, como pessoa... é assim que as coisas vão acontecendo, e nem parece que esse caminho todo já tem 8 anos! E que venham mais 8, mais 20, mais 200 anos!

Fernanda Moro

 

 

Sobre a Malungo

Desde 2012, trabalhamos desenvolvendo diversos produtos a partir da reutilização de embalagens cartonadas, mais conhecidas como caixinhas de leite. Na natureza, estas embalagens levariam mais de 200 anos para se decompor, mas em nossas mãos elas se tornam bolsas, carteiras, acessórios e muito mais.
Mas o que é Malungo? Malungo é uma palavra de origem africana que significa companheiro de jornada. Era assim que os negros de diferentes etnias se chamavam, Malungo!
Atualmente a produção se concentra em uma única pessoa, porém não faltam companheiros de jornada que somam e colaboram nesta história de mais de 8 anos.
São amigos que se tornaram clientes ou clientes que se tornaram amigos, parentes, cada um do seu jeito, colaborando da sua forma.

 

Reutilização
de Caixinhas de Leite

As embalagens cartonadas são compostas por 3 diferentes materiais: 20% plástico, 75% papelão e 5% alumínio. A taxa global de reciclagem em 2018 foi de apenas 26% (dados da maior empresa fabricante desta embalagem).
Por ter em sua composição um maior percentual de papelão, seu descarte é considerado como papel. Sendo assim é extremamente importante que elas estejam limpas e secas!
Recebemos por mês uma média de 100 embalagens longa vida, seja de leite, suco, leite condensado, etc.
Quer saber como separar e limpar suas caixinhas?! Clique no link e assista um vídeo do passo a passo. 

Saiba mais

Oficinas e Cursos

 

Seguindo o conceito sustentável entendemos que quanto mais pessoas aprenderem a trabalhar com este material melhor para o planeta.
As oficinas são realizadas em escolas, lojas, espaços culturais a partir da criação de um produto simples podemos abordar temas sobre a nossa produção de lixo e sobre nosso impacto no planeta.
Os cursos são uma possibilidade para as pessoas que querem aprender este novo modelo de artesanato, nele ensinamos passo a passo de diversas peças, damos dicas de acabamento além de ensinar sobre precificação para que as pessoas possam realmente fazer do artesanato uma fonte de renda.
Quer aprender a produzir? Entre em contato com a gente!

 

Produto sob Encomenda

Já pensou em ter um produto que atende exatamente a sua necessidade?! As vezes uma simples mudança faz toda a diferença. A carteira com fecho de elástico ou botão, a abertura para o lado direito ou esquerdo, uma alça de bolsa maior ou menor, enfim, são infinitas as possibilidades que um produto artesanal pode oferecer.
Mande seu projeto ou sua ideia e teremos prazer em tentar desenvolver um produto sustentável sob medida pra você.

Pague com
  • Mercado Pago
  • Mercado Pago
Selos

MALUNGO ART - CNPJ: 24.209.895/0001-37 © Todos os direitos reservados. 2022